Missão do Banco Mundial visita Escola de Gestão e Defesa Civil 20/03/2018 - 16:56

A missão do Banco Mundial (Bird) que está participando de reuniões com diversos setores do Estado desde o início desta semana visitou nesta terça-feira (20) as dependências da Escola de Gestão do Paraná e as instalações da Defesa Civil. Ambas ficam no Palácio das Araucárias, em Curitiba, e receberam investimentos da instituição internacional.

Na Escola de Gestão, a comitiva foi recepcionada pelos secretários da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, e do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa, além da diretora da Escola, Francine Lia Wosniak. Entre outros, estiveram presentes o coordenador de Operações em Washington, Rafael Munoz Moreno; o gerente do Setor Público e Instituições para a América Latina e o Caribe, Robert Taliercio; o gerente do projeto no Paraná, Davide Zucchini; e a analista do Setor Público, Angela Marques Porto.

A Escola de Gestão é a responsável pelo trabalho de capacitação estratégica dos quadros públicos do Estado. Para a realização do trabalho, a entidade conta com financiamento do Banco Mundial. Parte dos recursos foram destinados à adequação das instalações.

O espaço no andar térreo foi dividido para comportar três salas, onde são ministrados os cursos e seminários presenciais. Os dois auditórios do Palácio das Araucárias passaram a fazer parte do complexo de ensino. Como incentivo ao processo de aprendizagem, o espaço também ganhou uma biblioteca, constituída por livros doados por instituições e servidores estaduais. A Escola possui, ainda, um laboratório de informática.

Na Defesa Civil, o grupo foi recebido pelo coordenador executivo, Major Antonio Hiller Lino. Ele explicou a forma como foi constituído o projeto Fortalecimento da Gestão de Riscos de Desastres (FGRD), que, entre outros, recebeu financiamento do Banco Mundial para melhoria das instalações e aquisição de equipamentos modernos. A comitiva também conheceu o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres.