No Dia do Servidor, Governo ressalta trabalho e dedicação durante a pandemia 28/10/2020 - 15:00

Os funcionários do Estado recebem um reconhecimento especial nesta quarta-feira, 28 de Outubro, Dia do Servidor. O destaque maior é para o empenho do funcionalismo nesse período sensível de pandemia, o que fez com que o Estado não parasse e mantivesse o atendimento à população.

São sete meses de dedicação intensa, boa parte deles utilizando o espaço dos próprios lares para dar continuidades às atividades diárias. O orgulho em ajudar o Estado foi demonstrado nas redes sociais pela hashtag #eutrabalhopeloparana.

“O Paraná tem muito orgulho e muito o que comemorar neste dia do servidor”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “É essa equipe fantástica, incansável, que nos permite ser uma das locomotivas do Brasil, um estado moderno, inovador e equilibrado. Buscamos desde o início da gestão cortar mordomias para poder investir naquilo que é mais importante para a administração pública, como o pagamento em dia do salário funcionalismo mesmo em um ano turbulento, marcado pela pandemia do novo coronavírus”, enfatiza.

O Estado possui aproximadamente 140 mil servidores ativos, do Executivo e órgãos da administração direta e autárquica, e 125 mil aposentados e pensionistas. Dos servidores ativos, em média 75% chegaram a exercer suas funções em teletrabalho, excetuando órgãos citados pelo Decreto 4230/2020.

Os profissionais da saúde estiveram na linha de frente de todo atendimento de pacientes, mais de 90 mil professores e profissionais da educação se adaptaram para realizar aulas online. Todos os setores contaram também com profissionais que cumpriram suas funções de forma presencial, tomando as devidas precauções.

A segurança pública e a Justiça não pararam nos 399 municípios. A agricultura continuou o fornecimento de alimentos. As atividades administrativas do Estado se adequaram à nova realidade. Obras de infraestrutura foram intensificadas. Setores de criação e tecnologia desenvolveram aplicativos e soluções para melhorar atendimentos e ações do Estado. 

“A adoção do teletrabalho foi uma ferramenta importante na manutenção das atividades do Estado e os servidores do Paraná cumpriram a missão com zelo e dedicação em benefício de todos. Nosso muito obrigado”, declara o secretário da Administração e da Previdência, Marcel Micheletto.

Para colaborar nessa adaptação à nova realidade imposta pela Covid-19, o Estado ofereceu aos servidores atendimentos online importantes. Foi criado ambulatório virtual para atendimento dos usuários do Sistema de Assistência à Saúde (SAS), e a perícia médica pôde ser de forma remota.

Nas redes sociais, foram apresentadas dicas para manter a produtividade durante o teletrabalho, e especialistas se dispuseram a gravar vídeos com mensagens para tranquilizar os servidores. O número de cursos a distância foi ampliado pela Escola de Gestão. E o Governo do Estado reduziu juros de empréstimos consignados para servidores. Aqueles que tinham margem, puderam suspender suas parcelas por 90 dias.

PONTO FACULTATIVO - O ponto facultativo pelo Dia do Servidor foi transferido desta quarta-feira para o dia 3 de novembro, emendando o feriado de finados (2).