Nova secretária assume Administração
e reforça valorização do servidor
28/01/2013 - 16:00

A secretária de Estado da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, tomou posse na manhã desta segunda (28), em substituição ao ex-secretário Jorge de Bem, que assumirá a presidência da ParanáPrevidencia. Ela acentuou que o trabalho terá quatro eixos principais: cuidado com o equilíbrio da folha de pagamento; profissionalização e valorização do servidor público; uso cada vez mais intenso de novas tecnologias e do governo eletrônico; e a implementação da prática de excelência em gestão, trazendo a sociedade mais perto do governo.
“Os melhores quadros que temos no Estado estão no governo e temos de estimulá-los e valorizá-los cada vez mais”, reforçou Dinorah Nogara durante a posse, presidida pela diretora-geral da Casa Civil, Loriane Leisli Azeredo. A nova secretária destacou, ainda, a necessidade de um trabalho mais próximo com a ParanáPrevidência. “É o benefício mais importante, é a nossa maior riqueza, e cuidar disso é uma preocupação”, afirmou.

CURRÍCULO – Dinorah Botto Portugal Nogara nasceu em Curitiba, em 30 de março de 1962. É casada e mãe de dois filhos. Administradora formada pela Universidade Federal do Paraná, é especializada em Gestão Pública, Políticas Econômico-Financeiras e Planejamento Estratégico. Desde 1983 atua no setor público, exercendo vários cargos executivos.
Na Prefeitura de Curitiba, ocupou os cargos de secretária de Administração, Finanças e de Recursos Humanos. Também presidiu o Instituto de Previdência e a CIC S.A. - Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, além de exercer a função de superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP).
No Governo do Paraná, foi assessora da Secretaria do Planejamento e responsável, por dois anos, pelo acompanhamento de investimentos no Estado. Na iniciativa privada foi executiva do KG, controlador do Grupo O Boticário. Também prestou consultoria a algumas cidades, entre elas Mauá e Campinas, no Estado de São Paulo, e Pinhais, no Paraná. No terceiro setor, presidiu o Conselho da Aliança Francesa de Curitiba. É atuante no Grupo de Saúde da Mulher, da Associação Amigos do Hospital de Clínicas do Paraná, da qual foi presidente.