Parceria possibilita capacitação de promotores de Justiça 16/11/2016 - 15:40

O Governo do Paraná, por meio de sua Escola de Gestão, iniciou nesta quarta-feira (16) um curso de capacitação para o Ministério Público paranaense, destinado principalmente aos promotores de Justiça que ingressaram recentemente na carreira. O objetivo é desenvolver habilidades de liderança estratégica e gestão de pessoas com vistas à geração de bons resultados.

“É bom recebê-los, principalmente para esta atividade de aprender, de ensinar, de compartilhar conhecimentos”, afirmou a secretária estadual da Administração e da Previdência, Marcia Carla Pereira Ribeiro. “São recentes na carreira, passaram por concurso dificílimo, suas vidas estão aí e é muito bom disporem de tempo e ter vontade de vir. Certamente vai produzir resultados para o Ministério Público e para o Estado, além da gratificação pessoal”.

O procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, salientou que, além do conhecimento jurídico, é importante que os promotores percebam o papel da instituição, a linha a ser seguida. “Há um papel fundamental que exercem em cada comarca, em cada cidade, de serem seres políticos na perspectiva de ajudar a população a viver os momentos difíceis que passamos. Esse papel é fundamental e é bom que isso seja sedimentado”, afirmou.

ESCOLA DE GESTÃO - O curso dirigido ao Ministério Público terá 72 horas, divididas em três etapas, em que serão discutidos os temas: Liderança Estratégica, Gestão de Pessoas para Resultados e Gestão de Desempenho. “O trabalho da escola é algo extraordinário em termos de qualificação dos servidores públicos do Estado do Paraná”, disse o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público, promotor de Justiça Eduardo Cambi. O centro participou do desenvolvimento da trilha de aprendizagem.

Segundo ele, o MP está inaugurando nova fase na qualificação dos seus membros. “Além das questões técnicas jurídicas, que são fundamentais na nossa área, nós estamos investindo muito na área de gestão, especialmente na gestão de pessoas”, destacou Cambi. “Cada um tem uma equipe para gerir e deve exercer o protagonismo dentro da sociedade, induzindo políticas públicas, mediando conflitos, dialogando com o poder público, porque essa é a tônica do século 21: menos demandas e mais resolutividade”.

A Escola de Gestão do Paraná é a unidade da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência responsável pela educação estratégica dos quadros públicos. Ela tem expandido a área de atuação para outros poderes, além do Executivo, para entidades públicas e para os municípios paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS