Programa Semana Viver a Vida dedica atenção a aposentados 24/10/2016 - 17:40

O Governo do Estado promoveu nesta segunda-feira (24) a abertura oficial da Semana Viver a Vida, que terá atividades dirigidas aos aposentados, pensionistas e servidores em fase de pré-aposentadoria. As ações vão se estender até esta quinta-feira (27) e fazem parte das comemorações pelo Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

“Estamos comprovando nesta iniciativa que é possível unir cultura, aprendizado, esperança e consciência”, salientou a secretária de Estado da Administração e da Previdência em exercício, Márcia Carla Pereira Ribeiro.

A secretária, que tem 26 anos como servidora pública estadual, reforçou a necessidade de manter o otimismo em alta, particularmente em um momento de crise econômica como a que o País vive. “Não gostaríamos de passar por um momento de tantas restrições no que temos a oferecer aos servidores ativos, aposentados e pensionistas”, disse. “Mas compartilho da ideia otimista de que vamos ultrapassar essa fase, e mais rapidamente do que imaginamos”.

Para o presidente da ParanaPrevidência, Rafael Iatauro, a Semana Viver a Vida é um excelente momento para trazer informações que desmistificam a ideia de que aposentadoria é momento de descanso e inatividade, e mostrar que é possível ser aposentado e continuar em atividade, seja ela de que forma for.

BOA INICIATIVA - Em fase de pré-aposentadoria, o integrante da Comissão de Licitações da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Júlio César Córdova Ferreira, é um dos que se inscreveram. “É um momento de pensar em novas atividades, em um caminho de futuro”, afirmou. “Há um grande número de pessoas que vão se aposentar logo, por isso essa é uma boa iniciativa”.

A servidora do Arquivo Público, Denise Cristina Mansur, outra que está em vias de se aposentar, acredita que as informações sempre são válidas tanto para a fase de aposentadoria quanto para a própria atividade no Estado. Como trabalha no arquivamento de legislação, ela espera que o conhecimento adquirido ajude no trabalho.

A programação da semana chamou a atenção também de aposentados pelo INSS, como a professora Márcia dos Santos, de 74 anos. “Eu vi na internet que seria realizado esse evento que traria informações sobre envelhecimento, fiquei procurando desde a manhã e agora quero participar de algumas palestras”, disse. “É muito importante que o governo promova ações como essa e divulgue bastante”.

PROGRAMAÇÃO - A semana tem programação elaborada pela ParanaPrevidência, por meio do Programa Viver a Vida, e pela Escola de Gestão, da Secretaria da Administração e da Previdência, contando ainda com o auxílio de outros órgãos do Estado. A primeira ação aconteceu no domingo (23), com a Caminhada Viver a Vida, no Jardim Botânico.

Nesta segunda-feira (24), além da abertura oficial, houve culto ecumênico no anfiteatro do Museu Oscar Niemeyer e palestra da advogada Melissa Folmann sobre Educação Previdenciária.

Na terça-feira (25), às 14 horas, todos são convidados para o seminário Novas Carreiras e Empreendedorismo, no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, no Centro Cívico.

O seminário Envelhecer com Qualidade de Vida acontece na quarta-feira (26), a partir das 9 horas, no anfiteatro do Câmpus do Setor de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Paraná. Serão duas palestras: “Sono e Qualidade de Vida” e “O Envelhecer: ganho para as pessoas e a sociedade”.

No mesmo dia, a partir das 14 horas, no anfiteatro do Instituto Emater, acontece o seminário Gestão de Finanças e Saúde. A primeira palestra será sobre “Educação Financeira”, seguida dos temas “Saúde da Mulher” e “Saúde do Homem”.

Na quinta-feira (27), último dia de atividades, será realizado o fórum Regras Previdenciárias, composto pela palestra “Regime Próprio de Previdência Social – RPPS” e “Regime Geral de Previdência Social – RGPS”. As atividades deste dia começam às 14 horas, no anfiteatro da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

GALERIA DE IMAGENS