Programa de Aprendizagem para Resultados inicia com seminário sobre inovação e melhoria de processos
27/07/2016 - 15:08

Servidores de diversos órgãos estaduais e municipais participaram do seminário Como Promover a Inovação com a Melhoria de Processos no setor Público: Experiências Brasileiras, realizado nesta segunda-feira (25), no auditório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em Curitiba, com transmissão simultânea, via webcast, para os municípios de Maringá, Foz do Iguaçu e Umuarama.

O palestrante foi o mestre em Engenharia, MBA em Administração Estratégica, graduado em Administração, com formação executiva pela Harvard University e pela Georgetown University, João Paulo Mota. Ele falou sobre as mudanças ocorridas no mundo, como o fortalecimento da democracia, a globalização, a revolução tecnológica e a reinvenção do Estado contemporâneo.

Nesse cenário, Mota destacou a relevância da inovação de processos nas estratégias de Governo, para atender às demandas sociais. “As pessoas estão cada vez mais conectadas e a procura por informação está cada vez mais intensa, é o momento em que se tem uma nova realidade tecnológica e isso reflete nas mudanças sociais, na demanda social”, explicou.

Como debatedores participaram Maurício Mattos, delegado regional da Associação Internacional de Profissionais de BPM (Business Process Management) no Brasil e gerente administrativo da Federação das Indústrias do Paraná, e Ermelino de Moura Jorge Neto, coordenador de atendimento e integrante da equipe do programa e-Processo, da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Mattos falou sobre a automatização de processos do Sistema Fiep e a importância deles para a gestão pública. “O cidadão é o nosso cliente e, para atendê-lo bem, é preciso pensar por processos, trazendo para o órgão público a visão do cliente”, explicou.

Já o coordenador de atendimento da Celepar apresentou o programa e-Processo, desenvolvido pela empresa, e ressaltou a temática do seminário. “É um debate fundamental para tornar o Estado mais efetivo no seu papel de executor de políticas públicas”.

REPERCUSSÃO – A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Itana Maria de Souza Gimenes, acompanhou o evento via webcast, no Polo de Maringá. “O seminário apontou a importância de identificar, modelar e automatizar os processos de negócio que representam o dia a dia das organizações”, disse. “Parar para analisar e rever suas rotinas pode melhorar os processos e tornar as organizações mais eficientes”.

Na opinião de Dilson Martins, que faz parte da equipe de Assessoria de Ação Estratégica da Secretaria Estadual do Esporte, é fundamental que o servidor aperfeiçoe o serviço prestado à sociedade. “Nessa coletânea de cursos disponibilizados em trilhas, o que me chamou muito a atenção foi o conteúdo ofertado, especialmente o planejamento estratégico, os processos em gestão e a inovação”, destacou.

A socióloga da prefeitura de Piraquara, Tatiana Valente, disse que um dos desafios das prefeituras menores é o planejamento dos processos. “Uma capacitação como essa, além de proporcionar uma nova visão, abre novas possibilidades”, disse.

PROGRAMA – A diretora da Escola de Gestão do Paraná, Francine Lia Wosniak, destacou o caráter estratégico do Programa de Aprendizagem para Resultados, que é voltado à capacitação dos quadros públicos do Paraná. O objetivo é favorecer o desenvolvimento de competências essenciais de gestão pública, focado na inovação e com estímulo ao compartilhamento de experiências e boas práticas.

Ele é desenvolvido pela Escola de Gestão, em parceria com o Instituto Publix e financiamento do Banco Mundial (Bird). As ações são direcionadas à alta administração, nível gerencial, técnico e operacional, com abordagens e metodologias específicas e, de forma inédita, contempla um plano exclusivo aos servidores que se encontram aptos a se aposentar nos próximos cinco anos. Foi idealizado ainda um conjunto de ações para os municípios paranaenses.

O Catálogo Eletrônico das ações de capacitação está disponível no portal da Escola de Gestão. Para consultá-lo, clique aqui.

Para visualizar os cursos e palestras que já estão com inscrições abertas, clique aqui e garanta a sua vaga!