Programa de Residência Técnica é apresentado em congresso de secretários da Administração 29/05/2015 - 12:04

O Programa de Residência Técnica na área do Sistema Único de Assistência Social (Suas), desenvolvido pelo Governo do Paraná, foi um dos destaques no VIII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado esta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), é considerado o maior do País e o quarto do mundo sobre a gestão pública.

O Congresso Consad é uma oportunidade de atualização, intercâmbios e formação de redes que aceleram o processo de disseminação da inovação em administração pública, em todas regiões do país. Ele congregou mais de duas mil pessoas por dia, entre autoridades, políticos, gestores, estudantes e servidores públicos das esferas federal, estadual, municipal e distrital. A diretora da Escola de Governo do Paraná, Francine Lia Wosniak, representou a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

Atualmente, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social possui 61 residentes técnicos que participam do curso e que desenvolvem seis horas diárias de atividades práticas (residência técnica) em diversos setores. São profissionais graduados nas áreas de serviço social, psicologia, direito, ciências contábeis, administração, pedagogia e engenharia da computação. Durante o curso os alunos-residentes recebem uma bolsa auxílio de R$ 1,9 mil mensais.

O programa oferece gratuitamente o curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase no Sistema Único da Assistência Social. O curso é realizado na modalidade a distância e foi desenvolvido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria da Administração e da Previdência, Escola de Governo e Universidades Estaduais do Paraná.
O ambiente virtual do curso foi desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, responsável pela aplicação e administração do programa.

A programação do congresso contemplou 57 painéis, com apresentações de 165 cases de sucesso. Os temas trataram de orçamento, contabilidade, finanças, compras e patrimônio; gestão de pessoas na área pública; gestão por resultados, monitoramento e avaliação; novos formatos organizacionais; governança, participação e controle social; governo eletrônico e transparência. A ParanaPrevidência, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, participou com o trabalho sobre aposentadoria especial no âmbito dos Regimes Próprios de Previdência Social.