SEAP participa da ampliação do Programa Casa Fácil Paraná 23/05/2025 - 11:46
O Casa Fácil Paraná é o maior programa habitacional do Brasil e passou a contar com novas modalidades, a serem desenvolvidas pela Cohapar, com foco em idosos, regularização de lotes, famílias em vulnerabilidade social e desfavelização.
O objetivo do programa é viabilizar a construção de moradias para famílias de baixa renda comprovada, nas cidades e no campo, com projetos próprios ou desenvolvidos em parceria com o Governo Federal.
Na área de habitação urbana, o programa conta com três modalidades:
- Valor de entrada, que prevê subsídio de R$ 20 mil por família para entrada em financiamento imobiliário do Governo Federal;
- Viver Mais – Idosos que, em formato inédito no país, prevê a criação de conjuntos residenciais para idosos com infraestrutura de saúde, lazer e convivência, cedidos via aluguel social e;
- Vida Nova, que constrói casas, obras de urbanização, promove regularização fundiária e oferece serviços públicos em assentamentos precários.
Já na área de regularização fundiária, que conta com participação direta da Secretaria da Administração e da Previdência, quando os imóveis em questão pertencem ao patrimônio do estado, há dois módulos:
- Escrituração Direta, com a emissão de escrituras para mutuários da Cohapar com custos reduzidos e melhores condições de pagamento e;
- Escritura na Mão, que promove a regularização fundiária de imóveis urbanos, com emissão de títulos de propriedade para as famílias.
O Casa Fácil Paraná já beneficiou 110 mil famílias e, somando as diferentes modalidades, já chegou a 365 dos 399 municípios do estado.