SEAP participa de evento cultural da aldeia Kókhún Já Má, em Campo Largo 14/05/2025 - 11:31
No início de maio, servidores da SEAP foram convidados para um evento cultural da aldeia do povo originário Kókhún Já Má, no Parque do Mate, em Campo Largo.
O evento cultural, aberto à comunidade local, recebeu representantes do Departamento de Patrimônio do Estado (SEAP-DPE), de outras Secretarias do Executivo estadual, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Campo Largo e órgãos do Governo Federal, como FUNAI, SESAI e IFPR. A cultura indígena foi transmitida pela apresentação de dança de crianças, jovens e adultos, e também pela exposição de artesanato feito pelas mulheres da aldeia, rico em significados cultural e utilização de técnicas e materiais tradicionais que expressam saberes ancestrais, além de representar também uma fonte de sustento econômico e afirmação identitária.
A SEAP coordena com a SECC o Grupo de Trabalho Interinstitucional responsável pela avaliação, estudo e proposição de alternativas para a gestão do Parque Histórico do Mate, dos bens tombados, do Museu do Mate e do Moinho do Mate.
Atualmente, cerca de 40 agrupamentos familiares dos Kókhún Já Má ocupam uma área de 30 hectares no local.