Secretaria da Administração participa dos Seminários Nacionais de Ouvidoria em Belo Horizonte 18/07/2023 - 14:57

A Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP) marcou presença nos Seminários Nacionais de Ouvidoria, realizados nos dias 11 e 12 de julho, em Belo Horizonte. O evento reuniu ouvidores públicos de todo o país e teve como tema “Ouvidoria inteligente, criativa e participativa”, além de destacar a importância desse setor no fortalecimento das relações entre os cidadãos e as instituições.

Durante o evento, foi evidenciado o importante papel que as Ouvidorias desempenham na comunicação efetiva entre o Estado e a população, e, principalmente, a necessidade de adotar mecanismos criativos e colaborativos, com o objetivo de aprimorar os serviços públicos, garantir os direitos dos cidadãos e fortalecer a democracia.

Nesse sentido, a SEAP iniciou em 2023 a implantação de um painel de Business Intelligence com o intuito de acompanhar, em tempo real, todos os chamados que chegam pela Ouvidoria do órgão. A iniciativa permite uma visão estratégica do canal, relatórios completos e agilidade nos processos, além de proporcionar uma gestão e melhoria dos serviços baseada em dados.

Desde a implantação da Ouvidoria na SEAP, em 2011, foram respondidos 18.388 chamados pelo canal. Entre janeiro e junho de 2023, foram 4.947 registros abertos e 99,62% deles já foram finalizados.

Segundo Núbia Carina de Oliveira, agente da Ouvidoria da SEAP e representante da secretaria no evento, as oficinas do encontro também trataram de temas interessantes como a aplicação da comunicação não violenta, com foco na escuta empática, uso de linguagem simples e no encaminhamento adequado dos casos. "Essas práticas contribuem para que os cidadãos se sintam acolhidos e tenham confiança no processo de Ouvidoria. O evento foi uma excelente oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com outros ouvidores", reforça.