Servidor expõe desenhos na Sala do Artista Popular 11/09/2015 - 15:00

Desenhos do servidor da Secretaria da Administração e da Previdência José Waldomiro Teixeira, o Miro, saíram dos cadernos que coleciona desde jovem e estão expostos na Sala do Artista Popular, na Rua Saldanha Marinho, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. São cerca de 40 pinturas espalhadas em duas salas, além de um caderno para ser manuseado e outro acondicionado em proteção de acrílico.

“Sinto-me orgulhoso e feliz sabendo que o trabalho está sendo apresentado para um público maior”, disse Miro, artista naïf de expressão no Paraná. O termo francês tem o sentido de simples, natural, original e, no caso dele, também autodidata. Miro já participou de duas exposições de suas obras, uma no Palácio das Araucárias, onde trabalha, e outra no saguão da ParanaPrevidência, em Curitiba.

Sobre os desenhos, assim se pronunciou a ex-diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e professora universitária de História da Arte e Estética, Maria Cecília Araújo de Noronha: “O artista tem que ser capaz de provocar, de instigar ou ainda, como faz Miro, criar um oásis na realidade angustiante dos nossos dias. Utilizando cores fortes e vibrantes, uma linguagem original e expressiva, este artista é verdadeiramente um sonhador do cotidiano.”

Na exposição Desenhos do Coração, o artista mostra todo o seu repertório, deslizando tintas por paisagens, pessoas e animais, tanto em cenas do cotidiano quanto em realidades apenas imaginadas. “O desenho é um passatempo, crio a paisagem na cabeça e começo a desenvolver”, disse.

ARTISTA – José Waldomiro Teixeira nasceu em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, e mudou-se para Curitiba com 9 anos para tratamento de paralisia infantil. A pintura tornou-se companheira na passagem pela Associação Paranaense de Reabilitação. Em 1979, iniciou a carreira como servidor do Estado, onde hoje exerce a função de auxiliar administrativo.

Serviço

Exposição: Miro – Desenhos do Coração
Período: 10 de setembro de 2015 a 8 de janeiro de 2016
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sala do Artista Popular, em Curitiba.
Endereço: Rua Saldanha Marinho, s/n, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, entre as ruas Dr. Muricy e Ébano Pereira.
Entrada franca

GALERIA DE IMAGENS