Servidores agora podem receber diárias de viagens via PIX, sem precisar ir a bancos 01/07/2025 - 15:19

Os servidores que realizarem viagens oficiais agora receberão o pagamento de diárias por transferência via PIX, utilizando a chave CPF do servidor. A mudança já está sendo executada na Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), e será gradativamente implementada nos demais órgãos do Estado.
Ao eliminar a necessidade de utilizar o Cartão de Pagamento, a nova forma de recebimento trará diversos benefícios aos servidores, como explica o chefe da Divisão de Viagens Oficiais da SEAP, Elias Ferreira da Silva.
“Com o novo modelo, o servidor não precisa mais do Cartão nem de ir ao banco, já que o valor da diária é transferido diretamente via PIX. Além disso, a mudança reduz significativamente o trabalho operacional dos Núcleos Financeiros, que antes precisavam gerenciar cartões, entregas e controles manuais”, afirma Elias.
O recebimento via PIX traz também mais segurança – a chave PIX será criada automaticamente pelo CPF do servidor, retirado diretamente do Meta 4 (sistema de RH do Estado), acabando com a possibilidade de dados errados. Além disso, o processo será muito mais rápido, sem passar por limitações como saques fracionados ou restrições bancárias – o valor correto será transferido de uma só vez ao servidor, sem a necessidade de nada físico.
A novidade é promovida em uma parceria entre a SEAP, através do Departamento de Gestão do Transporte Oficial (DETO) e da Divisão de Viagens Oficiais (DVO), com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA).
- Governo do Estado promove integração de 865 novos servidores públicos do Paraná
- Diretora-Geral da SEAP é homenageada com medalha da Polícia Militar do Paraná
- SEAP e CGE começam fase de reteste de Programa de Integridade e Compliance
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO – O novo modelo já está em execução na SEAP, e os servidores estão notando a facilidade em comparação ao antigo modelo. O servidor Bruno Duarte já utilizou ambas as formas de recebimento, e explica como a experiência mudou:
“Essa nova modalidade ajuda muito por ser feita por transações instantâneas. Antes era necessário parar as minhas tarefas para ir ao banco, e muitas vezes eu não tinha tempo para isso. Agora já não acontece mais isso, a mudança veio para facilitar e otimizar o nosso tempo”, relata o servidor.
Ele também fala de uma dificuldade que o modelo antigo lhe causou, que não vai acontecer mais com o processo novo.
“Os saques do cartão antigo precisavam ser no valor exato, e quando era retirado dinheiro físico, muitas vezes as máquinas não tinham as cédulas para fornecer esse valor, e era necessário ir ao banco várias vezes. Assim, o servidor tinha mais trabalho devido a alguns centavos, como já aconteceu comigo”, conta Bruno.
INOVAÇÃO – Essa medida integra um projeto de modernização por parte da SEAP, por meio da Divisão de Viagens Oficiais. Ao longo dos próximos meses, os servidores do Estado devem ser beneficiados por outras mudanças como essa, a fim de facilitar e agilizar o seu trabalho, e trazer inovação ao serviço público do Paraná.
O secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, fala sobre os benefícios dessa iniciativa. “Esse é um projeto que oferece mais facilidade, segurança, rapidez e autonomia ao servidor. Ações como essa reforçam o compromisso de nossa equipe com a inovação, eficiência e valorização do serviço público”, diz o secretário.