Servidores do Arquivo Público apresentam trabalho em seminário 24/05/2013 - 08:01

Servidores do Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP) participam em Londrina do V Seminário em Ciência da Informação – Secin, apresentando o trabalho Repositórios Digitais no Âmbito da Arquivística: um estudo de caso no Arquivo Público do Paraná. O evento é promovido a cada dois anos pelo Departamento de Ciência da Informação e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O seminário é direcionado a pesquisadores, profissionais e estudantes, com o objetivo de discutir os avanços na área de dispositivos utilizados para o acesso à informação. O Arquivo Público apresenta o exemplo de acesso à informação remota, a disponibilização de documentos como instrumentos de pesquisa, catálogo, descrição e documento in loco, pertencente ao Fundo Público BR PR APPR PB001 DGI299.57 – Administração Provincial, disponível no site, via utilização do Sistema Documentador, software desenvolvido pela CELEPAR e implantado no DEAP em 2010.

O Arquivo Público foi criado em 1855, dois anos após a emancipação político-administrativa de São Paulo. Hoje é constituído por aproximadamente 4 mil metros lineares de documentos. A ferramenta desenvolvida pela Celepar possibilita a busca entre o repositório central e o site do departamento, onde há um mecanismo de pesquisa.

Ela pode ser feita acessando o endereço eletrônico www.arquivopublico.pr.gov.br. No menu principal clica “Pesquisa histórica” e, posteriormente, “Pesquisa por itens documentais (On-line)”. Na caixa indica-se o termo que interessa à pesquisa.