Valorização: Estado emite mais de 40 mil certificados em cursos de capacitação para servidores estaduais, em 10 meses 28/10/2023 - 08:00

Neste sábado, 28 de setembro, Dia do Servidor Público, o Governo do Estado destaca o desempenho em capacitação de seus funcionários. Entre janeiro e a primeira quinzena de outubro de 2023, foram emitidos 61.272 certificados, dos quais 40.454 para servidores do Poder Executivo estadual - 66% do número total.  Os demais são servidores de outros poderes e das prefeituras, além da comunidade. Os dados são da Secretaria da Administração e da Previdência, responsável pelos cursos ofertados na Escola de Gestão do Paraná.


As iniciativas de capacitação destinadas aos servidores abrangem diferentes áreas, sempre com temas relacionados à atuação da administração, visando o aprimoramento profissional e os serviços prestados aos cidadãos. 


Os números do Paraná são os maiores da Região Sul. O Rio Grande do Sul emitiu 7.527 certificações entre janeiro e a primeira de outubro e Santa Catarina, 12 mil certificações no período, segundo informações das Escolas de Governo dos respectivos estados.


No Paraná, o resultado alcançado nos dez meses em 2023 representa também um crescimento de 77% com relação ao volume total de certificados emitidos durante todo o ano de 2022, quando houve 37.700 certificações entre janeiro e dezembro.


Outro ponto de destaque é o número de participações de servidoras mulheres nas formações ofertadas: 23.535 - 58% dos certificados emitidos foram para mulheres que atuam no serviço público. 


“Estamos orgulhosos dos resultados alcançados em termos de capacitação de nossos servidores públicos estaduais. O número expressivo de certificados emitidos é um reflexo do compromisso do governo em investir no aprimoramento da equipe de profissionais, valorizando seus colaboradores. A diversidade e a inclusão, com destaque para o alto número de servidoras mulheres, são valores fundamentais em nosso programa de capacitação”, celebra o secretário da Administração, Elisandro Frigo.
 

SERVIDORA RECORDISTA - A participação feminina também reflete no ranking de servidores recordistas no número de certificações. As três primeiras posições são ocupadas por mulheres, como a auxiliar de regulação, Silmara Araújo, que atua na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR).  Silmara, que é servidora concursada e está no período de estágio probatório, já atingiu a marca de 33 certificações. “Comecei a fazer os cursos com o objetivo de buscar aperfeiçoamento e capacitação e isso tem ajudado a aprimorar meu trabalho, agregando noções específicas da área e também da administração pública. Nunca foi meu objetivo entrar no ranking dos recordistas, mas fico feliz porque isso demonstra que minha trilha de desenvolvimento está trazendo resultados”, comenta.
 
VANGUARDA - Depois de se tornar o primeiro estado a estar pronto para atender à Nova Lei de Licitações (14.133/2021), o Paraná também sai na frente no número de capacitações sobre a temática.  De acordo com os dados da Escola de Gestão do Paraná, em 2023 foram ofertados 19 cursos sobre a Nova Lei de Licitações e 12.452 certificados foram emitidos para os servidores públicos estaduais. “Na prática isso significa mais segurança nos processos de contratações públicas do Estado e a lisura das licitações, com servidores preparados para respeitar o novo regramento. É uma forma de respeito com os recursos públicos”, reforça a diretora-geral da Secretaria da Administração, Luiza Cabel Corteletti. 


Grande parte dos cursos ofertados pela Escola de Gestão do Paraná estão disponíveis na plataforma da Escola. Todos são gratuitos e com emissão de certificado após conclusão dos módulos. Além disso, webinars e palestras são frequentemente realizados e podem ser acessados pelo canal da Escola no YouTube.