Visita ilustre: Ernani Costa Straube faz doação de livros para o Arquivo Público do Paraná 19/03/2024 - 11:39

Uma figura notável da história paranaense, Ernani Costa Straube, de 95 anos, realizou uma visita especial ao Arquivo Público do Paraná, trazendo consigo um valioso legado literário e histórico. Este multifacetado curitibano, conhecido por suas contribuições como escritor, historiador, farmacêutico e gestor público, acrescenta mais um capítulo à sua longa lista de realizações ao doar algumas de suas obras significativas para o acervo do Arquivo. 

Ernani, figura de destaque na cultura e na administração pública do Paraná, fez questão de pessoalmente entregar suas obras ao Arquivo Público do Paraná, reconhecendo a importância vital deste órgão na preservação da memória coletiva. 

Além da doação, Straube teve a oportunidade de conhecer os espaços do Arquivo Público, que abriga mais de 5.600 metros quadrados de documentos preservados. Caso fossem enfileirados, os documentos guardados no Arquivo Público teriam mais de mil quilômetros de extensão. 

Em meio à movimentação da entrega da doação e visita pelos corredores, Kassia Cavalari Basso, chefe do Departamento do Arquivo Público, expressou a gratidão pela atitude do historiador. "É uma honra receber as obras de Ernani Costa Straube neste espaço que conta a história do Paraná. Suas contribuições são preciosas para a compreensão da nossa história, e temos certeza de que enriquecerão significativamente nosso acervo, tornando-se uma importante ferramenta de pesquisa para historiadores, estudantes e toda a comunidade", disse.

 

GALERIA DE IMAGENS