Workshop debate regimes próprios de previdência social 30/05/2012 - 17:18

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Jorge Sebastião de Bem, abriu nesta quarta-feira (30) ciclo de palestras do workshop ‘Fundamentos, Parâmetros e Alternativas Autariais com Foco nos Regimes Próprios de Previdência Social. Ao destacar a importância do evento na discussão do novo plano de custeio da ParanaPrevidência, ele disse que os participantes conheceram novos caminhos, novas alternativas de cálculos atuariais “que poderão ser incorporadas neste novo plano de custeio”.

O diretor-presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, explicou que existem várias escolas que norteiam os cálculos atuariais e que elas serão devidamente explicadas durante o workshop. “Estes cálculos são de extrema importância nos resultados dos balanços dos regimes próprios de previdência social, por isso precisamos conhecê-los e entendê-los”, afirmou. Lima completou dizendo ainda que “a previdência dos servidores estaduais, aposentados e pensionistas não corre qualquer risco porque o seu garantidor é o Estado do Paraná”.

Palestras

O workshop foi dividido em quatro palestras que envolveram desde a criação e evolução do plano de custeio da ParanaPrevidência, os fundamentos previdenciários, as alternativas para o financiamento e a capitalização em Regimes Próprios de Previdência Social até a previdência complementar do servidor.

Os palestrantes José Roberto Montello, Rita Pasqual Anzolin, Joel Fraga da Silva e Newton Conde, são alguns dos maiores atuários brasileiros e especialistas em previdência.

Ao final do ciclo de palestras foi realizado debate do qual fizeram parte todos os palestrantes, o diretor de seguridade da Secretaria, Edson Wasen, o atuário Luiz Cláudio Kogut e o representante dos servidores ativos, César Antonio Caggiano dos Santos, que integrou o Conselho de Administração da ParanaPrevidência entre 1999 e 2011.

Participantes

Participaram do workshop, que faz parte do Programa de Capacitação/2012, os integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da instituição, representantes dos sindicatos que compõem o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná, servidores da Secretaria, do Ministério Público, Tribunal de Contas e outras secretarias e órgãos estaduais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias