Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Fibromialgia no Ambiente de Trabalho

Fevereiro Roxo: Conscientização sobre Fibromialgia no Ambiente de Trabalho

Bem-vindo ao mês de Fevereiro Roxo, dedicado à conscientização sobre a fibromialgia. No Departamento de Saúde do Servidor, estamos empenhados em informar nossos colaboradores sobre essa condição e fornecer orientações para promover o bem-estar, especialmente para aqueles servidores que trabalham em escritórios.

 

O que é a Fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor musculoesquelética difusa, fadiga, sono perturbado e pontos sensíveis no corpo. Embora sua causa exata ainda não seja completamente compreendida, acredita-se que fatores genéticos, físicos e emocionais desempenham um papel importante.

 

Dentro do Escritório: Dicas para Aliviar e Prevenir

  • Ergonomia no Ambiente de Trabalho: Garanta que sua estação de trabalho esteja ergonomicamente correta. Posição adequada da cadeira, altura da mesa e um bom suporte para a coluna podem ajudar a reduzir a tensão muscular.
  • Pausas Ativas: Faça pequenas pausas a cada hora. Levante-se, estique-se e faça movimentos suaves para aliviar a rigidez.
  • Iluminação Adequada: Mantenha um ambiente bem iluminado para reduzir o cansaço visual e melhorar o conforto no escritório.
  • Gestão do Estresse: Práticas como a meditação e a respiração profunda podem ser incorporadas ao dia de trabalho para reduzir o estresse, que muitas vezes agrava os sintomas da fibromialgia.
  • Exercícios Leves: Inclua atividades físicas leves em sua rotina. Caminhadas curtas durante o dia podem contribuir para o alívio da dor.

 

Conscientização é a Chave:

A fibromialgia pode afetar qualquer pessoa, inclusive os profissionais que passam longas horas em escritórios. A conscientização é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais compreensivo e inclusivo. Junte-se a nós nessa jornada de conscientização e cuidado.