SEAP reúne Núcleos de Recursos Humanos para nova etapa de formação 31/05/2023 - 16:18

Servidores públicos que atuam nos Núcleos de Recursos Humanos das secretarias de estado e autarquias participaram, na manhã de quarta-feira (31), de uma capacitação que integra o ciclo de formações continuadas para os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas em suas pastas. O evento foi promovido pela Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com a organização da Escola de Gestão do Paraná.

Mais de cem pessoas, incluindo chefes de departamento e assistentes de Recursos Humanos, lotaram o auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, para acompanhar uma palestra da doutora em Comunicação e Linguagens e assessora da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Gisele Miyoko Onuki. Gisele abordou temas como autoconhecimento, resiliência e mudanças no ambiente de trabalho.

De acordo com a diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ruth Duarte Menezes, o encontro, o primeiro presencial de 2023, é uma oportunidade de atualização, bem como de troca de experiências.  "O Governo do Paraná passou por uma reforma administrativa no início deste ano, com a criação de novas secretarias e autarquias. Isso exigiu das equipes de Recursos Humanos uma atuação ainda mais intensa e dedicada para garantir o funcionamento do Estado, mesmo em um momento de muitas mudanças. Os departamentos de RH são o coração de qualquer instituição, seja ela pública ou privada, pois são responsáveis por cuidar das pessoas que, por sua vez, cuidam do Paraná e dos paranaenses", reforça.

Para Jannifer Moreira, da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, uma das novas pastas criadas com a reforma administrativa, foi um momento de reflexão importante. “Parece que a palestra foi feita especialmente para mim. Sou servidora pública há nove anos e este ano aceitei o desafio de assumir a chefia de uma nova secretaria. São muitas mudanças e estou aprendendo com uma equipe de pessoas que também está aprendendo. Foi uma bela surpresa participar de uma formação que falou tanto do aspecto humano das transformações no ambiente de trabalho”, diz.

O mesmo sentimento foi compartilhado pelas servidoras Cintia Beau Rush e Franciele Ribas Ferreira, da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Comunicação, respectivamente. “Em 2023, sai da minha zona de conforto e passei a atuar com Recursos Humanos e estou encantada. A formação hoje me deixou ainda mais animada”, conta Cintia. “Eu estava esperando um encontro para falarmos de sistemas, leis, mas fui surpreendida positivamente por uma palestra que nos fez refletir sobre as pessoas, as mudanças, enfim, todos os desafios que vivemos atuando com Recursos Humanos”, reflete Franciele.

FORMAÇÕES CONTINUADAS - A formação desta quarta-feira faz parte de um calendário de formações continuadas para os departamentos de Recursos Humanos. O objetivo é promover encontros periódicos com atualizações sobre legislação, sistemas e novidades da área de gestão de pessoas que ajudam as equipes em suas atividades diárias. A Secretaria da Administração e da Previdência é responsável pelos sistemas de RH utilizados por todos os órgãos de governo, como o que faz a gestão da Folha de Pagamento, Concursos Públicos e Central de Estágio. Além disso, a SEAP, através da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, tem a responsabilidade de criar e implementar políticas e práticas de gestão de pessoas, bem como coordenar as atividades dos Núcleos de Recursos Humanos de todo o Poder Executivo do Estado.