Março azul-Marinho: Conscientização sobre o Câncer Colorretal

Março azul-Marinho: Conscientização sobre o Câncer Colorretal

Março é o mês da cor Azul Marinho, uma agenda da Saúde voltada a conscientização sobre o câncer colorretal.  No Departamento de Saúde do Servidor estamos focados em informar todos nossos colaboradores sobre os sintomas e condições desta doença, buscando promover o bem-estar de todos.

O que é o câncer colorretal?

É um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, no colón ou na sua parte final o reto. É uma doença que possui tratamento e na maioria dos casos é curável e pode ser detectada antecipadamente. 

Como devo me prevenir?

Você deve fazer exames de rastreamento como colonoscopias, de forma regular pelo menos uma vez ao ano, deve verificar se na sua família já tiveram casos desse ou de outras doenças cancerígenas e também é recomendável ter uma dieta boa em fibras e praticar atividades físicas.

Quais são os sintomas dessa doença?

Você pode ter diarreia ou prisão de ventre, pode sentir desconfortos abdominais com cólicas ou gases, pode ter perda de peso sem razão, além de ter fezes pastosas de cor escura e sangramento nas fezes, náuseas e vômitos também podem ser sintomas comuns.

Qual médico devo procurar?

Proctologistas, oncologistas ou então gastroenterologistas podem te auxiliar em todas as etapas, desde de uma avaliação até o tratamento final. 

Como funciona o tratamento?

Primeiro é necessário realizar uma cirurgia para a remoção da parte do intestino afetada e em seguida realizar radioterapias ou quimioterapias para que o tumor não volte mais ao corpo.

 

Se conscientizar e se informar é fundamental, o câncer colorretal é uma doença silenciosa, mas que tem tratamento e cura. Compartilhe!