Aulão de yoga promove conscientização sobre autocuidado entre servidoras do estado 24/10/2023 - 14:53

Servidoras do Governo do Paraná participaram nesta terça-feira (24), de uma ação da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O intuito foi promover um momento de autocuidado e informação em alusão ao Outubro Rosa e contou com um aulão de yoga e um bate-papo informativo sobre a prevenção do câncer de mama.
 

“Hoje as mulheres representam cerca de 60% do quadro de servidores de todo o Estado do Paraná. Dessa forma, ações voltadas para elas também formam multiplicadoras de informações que, muitas vezes, podem salvar vidas”, reforça a diretora-geral da Secretaria da Administração, Luiza Cabel Corteletti.
 Para a secretária da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a ação foi uma maneira criativa de abordar assuntos importantes. “Foi uma leveza proporcionar um evento ao ar livre com tanta informação. Também é um jeito de reforçarmos o compromisso com quem tanto cuida do Paraná”, disse.

 A proposta do encontro foi proporcionar um espaço de aprendizado e apoio mútuo. A conversa sobre a importância da prevenção do câncer de mama foi leve, informativa e essencial, destacando a necessidade da detecção precoce e do autocuidado.
 

“Foi muito divertido e informativo. Uma maneira leve de conversarmos sobre um assunto que é importante e que ter informações pode fazer a diferença quando falamos em saúde. Também foi importante reservar uns minutinhos para cuidar da mente", disse a servidora Nubia Carina de Oliveira.Já o aulão de yoga foi uma proposta de conexão entre corpo e mente, ressaltando a importância do bem-estar emocional no cuidado com a saúde.