Estado e Assembleia Legislativa firmam parceria para gestão do patrimônio público 26/09/2023 - 14:23

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), e a Assembleia Legislativa assinaram nesta terça-feira (26) uma parceria que oficializa a adesão da Alep ao Sistema de Gestão do Patrimônio Móvel (GPM), coordenado pelo Departamento de Patrimônio Público da Seap. O sistema é considerado uma referência nacional em gestão de ativos públicos.

Com mais de quatro milhões de itens sob sua responsabilidade, o Sistema GPM atribui a cada bem móvel e intangível (software) um número de identificação exclusivo, semelhante a um CPF. Este número único permite que os ativos sejam rastreados de forma precisa de maneira online ou por meio de um aplicativo que lê o código de barras associado a cada número. Além disso, o sistema fornece detalhes abrangentes sobre cada item, calcula automaticamente seu tempo de uso e avalia a necessidade de substituição, contribuindo assim para uma gestão eficiente e econômica dos recursos públicos.

“A adesão da Assembleia Legislativa promove uma visão geral dos ativos em todo o Estado, o que é essencial para a otimização dos recursos e a melhoria da eficiência do setor público”, disse o secretário da Administração, Elisandro Frigo.

Além disso, a parceria desempenha um papel fundamental na contabilidade pública e no controle financeiro, já que vai proporcionar uma análise contábil mais eficaz e transparente.

Nas próximas semanas, a equipe do Departamento de Patrimônio Público irá capacitar os servidores da Assembleia para a utilização do sistema. A Assembleia já utiliza o sistema de Contratações Públicas e o sistema de gestão de bens imobiliários do Governo do Paraná.

Além do secretário Elisandro Frigo, assinaram o termo de adesão o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; e o diretor administrativo da Assembleia, Guilherme de Abreu e Silva.

REDE NACIONAL - O Paraná recentemente aderiu à Rede Nacional do Patrimônio Público criado pelo Ministério de Gestão e Inovação nos Serviços Públicos. O objetivo da rede é promover a troca de experiência entre os entes federativos sobre a gestão patrimonial. Essa participação permitirá ao Paraná contribuir com sua expertise na gestão de bens públicos, alinhando-se ao objetivo central da Rede, que é aprimorar a administração do patrimônio público imobiliário em todo o país. A percepção do patrimônio imobiliário público como um ativo estratégico para promover políticas públicas e reduzir desigualdades será fortalecida através dessa colaboração, beneficiando a população e aprimorando a prestação de serviços públicos em território paranaense.