Servidores passam por processos de qualificação profissional 02/08/2019 - 17:00

Servidores públicos lotados nos Grupos Administrativos Setoriais (GAS) da Administração direta passaram por um treinamento promovido pelo Departamento de Operações e Serviços (DOS) da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. Os servidores conheceram com detalhes as minutas padronizadas da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Manual de Instrução de Procedimentos Licitatórios do Departamento de Contratações Públicas (Decon). Durante o mês de agosto, o DOS promoverá novo treinamento, desta vez com servidores que atuam nos órgãos da administração indireta.

De acordo com o diretor do DOS, Valdecir Dias de Moraes, com a reforma administrativa promovida pelo governo do Estado, há uma nova estrutura da administração direta e indireta, o que exige atualização dos servidores que atuam nas áreas de licitações, contratos e sistemas de gestão. “Nosso foco principal foi priorizar o uso das minutas padronizadas pré aprovadas pela PGE dando aos departamentos mais celeridade e qualidade. Seguindo as padronizações, ganhamos eficiência, desburocratizamos os processos e temos mais eficácia no aproveitamento do tempo do profissional”, explicou Moraes.

Durante a formação, os servidores conheceram as formas corretas de preencher os documentos para contratações por adesão a atas de registro de preços, termos aditivos de prorrogações de contratos e contratações diretas por dispensas de licitação. Foram feitos também esclarecimentos sobre a necessidade de atendimento a requisitos importantes para o processo tais como: pareceres técnicos e jurídicos, pesquisa de preço, regularidade fiscal, entre outras exigências no decorrer dos processos.