O Arquivo Público do Paraná inaugurou, nesta sexta-feira (5), a exposição “172 anos da emancipação política do Paraná”, em celebração à história do Estado. A mostra fica aberta na sede do Arquivo Público, que é vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) até o dia 18/12, e a entrada é gratuita.
A história do Estado e a do Arquivo Público têm muito em comum. Quando o Paraná foi emancipado da província de São Paulo, em 19 de dezembro de 1853, o baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos tornou-se o primeiro presidente, por incumbência do imperador Dom Pedro II. Em 1854, Vasconcellos fundou a Assembleia Provincial, hoje Assembleia Legislativa e, em 1855, foi a vez do Archivo Publico, na grafia da época, para preservar a documentação e informações sobre a história e a geografia da província.
Para Luizão Goulart, secretário da Administração e da Previdência, a exposição valoriza um período de grande relevância para a história do Estado: “Enquanto a Emancipação completa 172 anos em 2025, a Assembleia Legislativa do Paraná chega a 171 e o Arquivo Público a 170, mostrando como esse foi um período importantíssimo para o Estado, e que os registros dele presentes no Arquivo Público são parte de nossa história, mantendo viva a memória do Paraná”, afirmou.
“Não teríamos essa exposição se não fosse o trabalho realizado pelos servidores aqui do Arquivo Público, e pelo apoio que recebemos dentro da SEAP, que é a engrenagem do nosso Estado”, disse a diretora do Arquivo Público do Paraná, Fabiane Bergmann.
ITENS DE DESTAQUE - Entre os itens de destaque da exposição, destacam-se a máscara mortuária de Zacarias de Góes e Vasconcellos, Lei Imperial nº 704, de 1853, que marca a emancipação política do Paraná em relação a São Paulo, assinada por Dom Pedro II; a Lei nº 1, de 1854, que oficializou Curitiba como capital da província; reedições do 19 de dezembro, o 1º jornal publicado no Paraná; o brasão do Paraná e o brasão de armas, ambos desenhados por Alfredo Andersen; uma ilustração do Indígena Guairacá, desenhado por João Zaco Paraná; e itens comemorativos do centenário da Emancipação; além de outros itens que retratam grandes momentos da nossa história.
- Administração celebra realizações de 2025 e projeta 2026 em evento com servidores
- Estado amplia uso do Google Workspace e ativa 60 mil contas corporativas
- Adesão gratuita dos municípios ao sistema eProtocolo encerra nesta quarta
PRESENÇAS – Também prestigiaram o evento o representante da Secretaria de Estado das Cidades, Márcio Wozniack; o representante da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Renê Wagner; a representante do Tribunal Regional Eleitoral, Tatiane de Cássia Viese; o representante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Eleandro Azevedo; a diretora do Arquivo Público Municipal de Curitiba, Karla Martinelli; e o diretor de Gestão Patrimonial, Documental e de Transporte da Seap, Edson Galdino.
SERVIÇO - Exposição “172 anos da emancipação política do Paraná”
Local: Arquivo Público do Paraná – Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, Curitiba.
Datas: de 5 a 18 de dezembro
Horários de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.



